Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que buscam aumentar a produtividade das suas equipes e potencializar seus resultados financeiros, já entenderam o quanto é estratégico desenvolver ações que foquem na qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Zelar pela vida e bem-estar da equipe se tornou um dos principais compromissos organizações para empresas que entendem o valor da promoção da saúde dentro e fora do ambiente de trabalho.

Neste post, vamos explicar por que é importante para as empresas (independente do porte) pensarem em ações que colaborem na qualidade de vida dos trabalhadores e quais boas práticas podem ser adotadas a partir de hoje mesmo. Confira!


A IMPORTÂNCIA PARA EMPRESAS PENSAREM EM AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA PARA SEUS TRABALHADORES

Ainda que a produtividade seja um fator importante para todas as empresas, quando elas focam somente nesse quesito, o resultado pode ser exatamente o contrário: trabalhadores apresentam queda na produção.

Isso se dá pelo fato de que os trabalhadores valorizam empresas que prezam, antes de tudo, pelo capital humano. E trabalhadores satisfeitos geram mais resultados!

Nesse mundo empresarial bastante competitivo, o principal diferencial das empresas é seu quadro de colaboradores saudáveis fisicamente e mentalmente também. Por isso, as empresas vêm se esforçando para desenvolver diversas ações de promoção da saúde.

Trabalhadores saudáveis e satisfeitos produzem mais, melhorando os resultados do negócio e, consequentemente, aumentando os lucros da empresa.


QUAIS AS BOAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO A QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES?

1) Bom clima organizacional

Uma coisa não dá para negar: saúde e trabalho andam lado a lado!

Levando em consideração que os trabalhadores passam boa parte do seu tempo de vida, exercendo suas atividades laborais, nada mais necessário do que ter um ambiente de trabalho com clima bom.

Uma empresa, que não se preocupa com o clima organizacional, está perdendo dinheiro. Um ambiente de trabalho emocionalmente saudável faz com que os trabalhadores se sintam mais seguros e autoconfiantes. O contrário pode desencadear sérios problemas na saúde mental da equipe, a ponto de viverem com ansiedade, depressão, síndrome de burnout, frustração e apresentarem queda de autoestima.

2) Acesso a oportunidades

Outro ponto que merece destaque é gerar oportunidades de desenvolvimento dos trabalhadores. Com o mercado cada vez mais competitivo, a transformação tecnológica/digital está vindo para ficar! Tais mudanças são inevitáveis e, por isso, as empresas precisam apoiar suas equipes a se prepararem para as novas atividades e funções que podem surgir a partir dessas mudanças.

Quando os trabalhadores ficam receosos com possíveis demissões diante do novo cenário tecnológico, a empresa pode colaborar no desenvolvimento deles para o futuro, ofertando cursos in company ou contribuindo financeiramente para que eles façam capacitações profissionais online ou presenciais fora do ambiente da empresa.

3) Saúde física e emocional

Relatos de sintomas físicos e emocionais são sempre um sinal vermelho e merecem atenção. Assim como a alta ocorrência de afastamentos por motivos de saúde. Empresas que pouco valorizam o desenvolvimento de uma cultura de saúde e bem-estar não conseguem mapear e agir precocemente para a redução destes problemas. 

Resultado? Trabalhadores, frequentemente, se ausentam ou trabalham com baixíssimo rendimento e performam abaixo do esperado. Empresas, consequentemente, sofrem com os custos envolvidos com os processos de adoecimento dos seus colaboradores e perdem produtividade. Por isso, intervenções de saúde focadas na prevenção, identificação e resolução precoce das queixas dos trabalhadores são uma necessidade! 


CONTE COM O APOIO DO SESI

O SESI é referência no cuidado da saúde dos trabalhadores da indústria baiana e oferece diversos serviços considerando que o bem-estar físico, mental e a saúde emocional dos seus trabalhadores andam lado a lado. Confira alguns benefícios dos nossos serviços para promoção de mais qualidade de vida na sua empresa:

- Aumente a eficiência das ações de saúde na sua empresa com nossos programas

- Utilize indicadores com parâmetros validados para mensurar os resultados das ações

- Realize a priorização das intervenções em saúde conforme as necessidades da sua empresa

- Ofereça atendimentos de saúde especializados e conte com toda estrutura e equipe qualificada para a prática de atividades físicas e esportivas

Investir na saúde dos trabalhadores da Indústria é estimar pela vida da sua equipe e pelo bom resultado nos negócios. Para saber mais sobre nossas soluções, acesse "Para sua empresa".