Confira como os cuidados com a saúde bucal fazem a diferença quando feitos corretamente já desde a infância!

Os cuidados com o corpo e também com a saúde bucal são importantes durante toda a vida, mas é com o estímulo durante a infância que desenvolvemos esses hábitos saudáveis. A educação para saúde bucal dentro de casa é tão necessária quanto escolher um odontopediatra para acompanhar o desenvolvimento da dentição dos pequenos. Então como deve ser feita a higiene bucal infantil?

O primeiro passo para orientar sobre o hábito da higiene bucal com os pequenos é fazê-los sentirem parte do processo: explicar o passo a passo, por que devemos ter cuidados com os dentes, quando e como fazer isso e o que acontece caso não façamos!

Para uma boa saúde bucal na infância, ainda que a criança tenha uma ótima coordenação motora para essa atividade, é importante que os pais acompanhem e verifiquem a higienização completa.

Na lista de itens necessários na hora de higienizar estão a escova de dentes infantil, o creme dental infantil com flúor e o fio dental. Muitas vezes deixada de lado, o fio dental também deve ser usado nos dentinhos das crianças. 

A frequência de consumo de alimentos como sucos, frutas, bolos, pães e doces, além das refeições ao longo do dia, deve estar associada aos momentos de higiene bucal. Os pequenos precisam entender que a boca é um ambiente muito suscetível ao desenvolvimento de bactérias e a falta de rotina, além da higiene inadequada podem gerar problemas sérios, como: acúmulo de placa bacteriana, cáries, gengivite, mau hálito e perda precoce dos dentes.

A boa notícia é que evitar esses problemas é mais fácil do que parece e quanto mais cedo começamos, melhor! Ao desenvolver hábitos a partir da educação para saúde bucal em casa, a chance de a criança valorizar e praticar esse cuidado se torna maior.

Agora que a criança percebe a importância de cuidar da sua saúde bucal, o ideal é tornar o momento em algo prazeroso e divertido em família. Já que os pais precisam acompanhar a escovação dos pequenos, por que não escovarem juntos?

Os pais são os primeiros exemplos dos pequenos e a experiência juntos pode tornar a explicação mais visual, além de ser um excelente momento de conexão com os filhos. Confiram se a lista de itens necessários na hora de higienizar está completa (escova de dentes infantil, creme dental infantil e também o fio) e lutem juntos na proteção da saúde bucal!


MANTENHA VISITAS FREQUENTES AO ODONTOPEDIATRA

Para a manutenção da saúde e bom desenvolvimento da dentição infantil a família não pode ficar só nessa jornada. Por isso é tão necessário visitar o dentista frequentemente para um cuidado mais completo com a saúde bucal das crianças. 

O SESI Saúde oferece atendimento odontológico na especialidade de odontopediatria e contamos com uma equipe de dentistas qualificados para te apoiar nos cuidados com a saúde bucal dos seus filhos.

Conheça nossos serviços acessando a página “para você e sua família”. Para mais informações ou dúvidas, entrem em contato conosco através das nossas unidades SESI.