Pelo menos 60 a 70% da população mundial apresenta algum sinal ou sintoma de Disfunções Temporomandibulares (DTM).

O bruxismo, ou hábito de ranger os dentes, é outro problema que atinge a população. Os sintomas incluem dor durante a escovação, inchaço indicativo de infecção e ainda dentes  quebrados. Quem acorda com a lateral do rosto dolorida pode estar rangendo os dentes à noite, além disso, muitas vezes, o som deste apertamento pode ser audível para a pessoa que estiver dormindo ao lado ou perto. O bruxismo durante o sono afeta de 9% a 16% da população adulta e o bruxismo acordado varia de 22% a 31%.  

E quando o assunto são as Disfunções Temporomandibulares (DTM), as estatísticas não são diferentes. Considerada a terceira principal causa de desordem bucal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a DTM fica atrás apenas da cárie e das doenças periodontais e atingem mais as mulheres. Pelo menos 5% dos casos necessitam de tratamento especializado e cuidados, pois provocam dor e desconforto. 

O problema é que a incidência destes dois distúrbios – DTM e bruxismo – aumentou durante a pandemia da Covid-19. Para isso, contribuíram sintomas psicológicos como estresse, ansiedade e depressão. Estudo publicado no International journal of environmental research and public health concluiu que mais da metade dos entrevistados que sofriam de DTM classificou o impacto psicológico como moderado a grave e cerca de um terço relatou ansiedade moderada a grave. 

A ansiedade e o estresse podem atuar aumentando a frequência, a intensidade e a duração dos hábitos parafuncionais. A depressão e a ansiedade também podem favorecer o surgimento de sintomas de DTM pela diminuição do limiar de dor ou, até mesmo, pela modificação da percepção da dor.  

O problema é que as disfunções podem levar a problemas mais sérios. Reportagem veiculada pelo jornal “O Estadão”, em outubro de 2020, aponta o aumento dos casos de bruxismo e fraturas dentárias associados à ansiedade provocada pela quarentena. As DTM também causam dor e mau funcionamento dos músculos mastigatórios, das articulações temporomandibulares (ATM) e outras estruturas.  


SINAIS DE DTM 

  • Dor, limitação dos movimentos e ruídos das articulações da mandíbula durante os movimentos 
  • Dor nos músculos da bochecha, dores frequentes na cabeça ou no pescoço 
  • Zumbido, dor de ouvido, dor de cabeça (tensional ou enxaqueca), dor no pescoço e nos músculos da face.  

Ao perceber algum destes sintomas, é importante buscar apoio profissional. Um diagnóstico adequado, feito por um especialista em disfunção temporomandibular, é o primeiro passo para direcionar os cuidados e evitar consequências mais graves como fraturas ou necessidades de cirurgias.  


TRATAMENTOS 

Os tratamentos buscam reduzir os sintomas dolorosos, desprogramar e relaxar a musculatura mastigatória e proteger dentes e articulações de desgastes. 

Uma das opções é o uso de placas miorrelaxantes, laser, exercícios de fisioterapia, dentre outros. Outros cuidados são manter uma postura adequada, com a coluna vertebral alinhada e mandíbula relaxada. Cuidar do sono, além de praticar atividades físicas, ioga, meditação, massagem e acupuntura podem ajudar a reduzir as respostas ao estresse e suas consequências bucais. Travesseiros personalizados e posicionadores de pescoço também podem aliviar a pressão e o estresse na mandíbula e no pescoço durante o sono.  

Considerando o impacto que as disfunções de DTM e bruxismo têm para a qualidade de vida, o SESI Bahia dispõe de um serviço especializado para tratamento de DTM e bruxismo na sua unidade de atendimento odontológico da capital.  

A equipe do SESI é composta por especialistas que avaliam o paciente e encaminham para o tratamento preventivo adequado, de forma a minimizar o impacto destes distúrbios na saúde oral e na qualidade de vida do paciente.  

É importante salientar que o serviço de odontologia do SESI Saúde é aberto ao público, com preços diferenciados para trabalhadores da indústria e seus dependentes. Para marcar sua consulta entre em contato com a unidade mais próxima.